Globo cria nova ficção: a de que 'Salve Jorge' foi sucesso

sexta-feira, 17 de maio de 2013


"Mais Você", "Encontro com Fátima", "Video Show".... todas produções internas da Globo nesta sexta-feira (17) foram pautadas especialmente para divulgar e, principalmente, louvar o término da novela "Salve Jorge". Todas as entrevistas e quadros foram feitos na base da "chapa branca". 

Nem uma palavra sobre Ibope foi citada, porém, apesar de a novela ter sido um dos maiores - senão o maior - fracasso em termos de audiência na história da emissora às 21h. 

Ainda faltam fechar dados consolidados, mas a novela provavelmente ficará com o título de pior Ibope de todos os tempos, com média de 34,3 pontos na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na região. Até então, o bastão do fiasco estava com a novela "Passione", de Silvio de Abreu, que fechou com média de 35,3 pontos entre 2010 e 2011. 

Logo pela manhã, no "Mais Você", Ana Maria Braga recebeu a autora Gloria Perez e o diretor Marcos Schechtman para um nababesco café da manhã. 

Já o "Encontro" foi praticamente monotemático, com vários atores convidados, como Nanda Costa e Thammy Gretchen. No site do programa havia o aviso: "a novela acaba e muitos mistérios estão no ar; (...) vamos tentar descobrir alguma novidade sobre o último capítulo". 

Detalhe: nenhuma novidade foi descoberta. Tampouco o paradeiro dos personagens de Stenio Garcia, André Gonçalves e Cristiana Oliveira, entre outros que tiveram um "chá de sumiço" na trama. Isso graças à tradição de Perez em exigir um elenco opulento (a novela começou com cerca de 80 personagens). 

O "Video Show" também foi pautado para dar o maior ênfase possível para a trama que termina hoje e, oh, não, será reexibida amanhã. 

A Globo, portanto, inventa um novo tipo de ficção em sua programação. A transformação de um fracasso de público e crítica em sucesso. Felizmente, só para consumo interno, pois o telespectador não é tão bobo assim, e aí estão as dezenas de milhares de posts críticos à novela em redes sociais, que não deixam ninguém mentir. 

Do UOL Notícias | Imagem: Divulgação TV Globo

0 comentários:

Postar um comentário

leia também